sábado, 8 de julho de 2023

A IDENTIDADE DO PROFESSOR


 
A IDENTIDADE DO PROFESSOR

A prática da docência em seus vários aspectos é um tem de grande importância e, portanto, atual: sua formação inicial e continuada, a construção da sua identidade – diante do mundo contemporâneo. Daí a necessidade de repensar também nos elementos básicos que norteiam toda a dinâmica da sua vida profissional – o conhecimento teórico e prático que se torna o ponto básico da prática social, a interdisciplinaridade e a aprendizagem continuada. “A formação do professor deve ser pensada e realizada no sentido de promover aprendizagens que despertem a capacidade do educador para: interagir com a problemática do contexto no qual a instituição está inserida; buscar constantemente a atualização dos conhecimentos adquiridos, tanto dentro como fora do contexto escolar; enfrentar os conflitos e demandas atuais; interagir com o grupo, em discussões e na troca de experiências; inserir-se num contexto interdisciplinar de trabalho; relacionar-se com outras áreas de atuação.” ( FELDMANN, 2009, p. 13).
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Assim como há professor que sem uma formação, identificamos também aqueles que saem sem um preparo pedagógico de ação. Há uma necessidade urgente para a retomada da qualificação pedagógica, seja através de cursos de treinamentos, debates ou da formação continuada, discutindo os problemas de sala de aula, buscando e trocando sugestões, criando grupos de estudos, entre outros.
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O ensino constitui-se em um fenômeno complexo enquanto prática social, realizada pelos sujeitos situados num contexto histórico – professor e aluno. Sendo assim, podemos considerar a construção da identidade do professor sempre num contexto histórico. A profissão de professor é dinâmica assim como a sociedade. A nossa identidade é construída quando damos significados à nossa prática como atores e autores. É também construída a partir do significado social que damos à educação.
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Professor e aluno são aqueles que atuam e constroem suas respectivas realidades em diferentes contextos sociais e culturais. Nesse sentido “uma política de formação dos professores em serviço efetivamente engajada na melhoria da qualidade de ensino deverá garantir as condições e viabilizar um trabalho dessa natureza, vendo a escola e a própria formação com práticas sociais que são”. (KRAMER, 2010).
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O professor é um profissional que deve buscar entender de uma maneira crítica e criativa, as transformações, os avanços e os recuos das transformações introduzidas no sistema educacional pela LDB. Defende-se aqui que a formação do professor, sua valorização e as condições de trabalho juntamente com a ampliação de sua postura crítica sobre sua atuação, constituem-se na transformação da prática social.
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Ser professor, diante de tantas exigências que são incorporadas ao seu trabalho e do atual contexto social, é atuar ética e politicamente, contribuindo com seus conhecimentos, suas competências e habilidades. O professor resignifica o seu tempo e o seu espaço junto com o aluno, ambos trabalham na construção e na reconstrução de um projeto de mudança na prática social, tendo clareza dos objetivos, das metodologias, dos conteúdos, das várias formas e tipos de avaliações e dos seus respectivos resultados, tendo em conta que “não há ensino possível sem o reconhecimento, pelo professor, da legitimidade da coisa ensinada”. (FELDMANN, 2009, p. 10)

Concluímos que prática social do professor passa pelo reconhecimento da sua autonomia que não deve ser mecânica e linearmente determinada pela escola. Consiste em reconhecer seu papel e cumpri-lo, apesar do contexto adverso em que vive o aluno e da escola em que trabalha. Assumir o dever de cidadão, conhecendo seus direitos e deveres, por meio dos quais estabelece as suas relações sociais. É perceber a prática escolar como um trabalho sério e necessário à produção de homens que se relacionam histórica e socialmente (GRAMSCI, 1978).



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